O que são arquivos em vetor (CDR e AI)?

A imagem em vetor

As imagens em vetor não geram arquivos com informação dos pixels. Elas entendem a imagem através de formas matemáticas, ou seja, uma fotografia é salva como uma série de linhas, curvas, polígonos e cores de preenchimento.

Qual a diferença desse formato? A principal está na capacidade de ampliação e redução. Como a imagem vetorial é salva e gerada a partir da informação de linhas, curvas e polígonos, quando essa imagem é ampliada ou reduzida o computador apenas altera as fórmulas matemáticas para aumentar ou diminuir esses dados. Diferentemente da imagem em pixel, não ocorre deformação, pois não é preciso criar ou descartar pontos.

Em outras palavras: a imagem vetorial pode ser ampliada ou reduzida infinitamente, sem perder qualidade. Além de possibilitar alterações é possível imprimí-la em qualquer formato ou equipamento mantendo as proporções e a qualidade do original.

Trabalhando com imagens vetorizadas

As imagens em vetor são produzidas e alteradas em programas como o Adobe Illustrator, o Corel Draw e o Inkscape (gratuito e de código aberto). Elas podem ser salvas em formatos como SVG, CDR, AI e EPS, dentre outros.

Imagens vetorizadas são ideais para trabalhos em que você precise ampliar ou reduzir, para formas simples e ícones. Fotografias e arquivos em bitmap não devem ser descartados do seu layout, mas exigem mais atenção com relação a sua definição.

Porém, elementos em vetor são idealmente utilizados em textos, pois sua estrutura permite maior definição no processo de impressão, principalmente para fontes pequenas e/ou muito detalhadas.

Ainda precisa de ajuda? Fale conosco Fale conosco