Briefing de Folder

Dar início a criação de um briefing para folder pode ocasionar diversas dúvidas principalmente para quem não sabe por onde começar.

Como cada empresa precisa de um tipo de serviço, cada briefing precisa ter suas particularidades e informações que não podem ser deixadas de lado.

Por ser o primeiro passo para o êxito de um projeto, o briefing deve ser feito com qualidade para que os envolvidos no trabalho absorvam todas as informações e criem o melhor trabalho possível, com base em cada detalhe do seu negócio.

Saiba mais sobre a importância e como criar um briefing para folder nas dicas a seguir.

Qual a importância de um briefing?

Muitos profissionais não sabem, mas o briefing é parte fundamental de qualquer projeto empresarial. Sem ele, o responsável por criar um determinado material não tem um norte para se basear.

No processo de criação de um folder institucional ou promocional, o briefing se torna um elo entre o redator e o designer responsáveis pelo desenvolvimento do material.

É um documento que deve ser feito com cautela, já que será responsável por esclarecer dúvidas e passar todas as informações necessárias para o início da criação do projeto e sua entrega.

Para criar um briefing de qualidade, é preciso seguir algumas dicas para que ele fique completo o suficiente para o trabalho ser 100% satisfatório.

Veja também: Como fazer um folder frente e verso perfeito pra seu negócio

Como elaborar um briefing de folder eficaz?

A criação de um briefing de folder deve ser feita com calma e obedecendo diversos pontos para que seu resultado seja satisfatório para a empresa.

Para evitar que faltem quaisquer informações, conheça os detalhes que devem ser analisados antes de dar início ao projeto:

1- Explique do que se trata o seu negócio

O primeiro passo para criar um briefing de folder de qualidade é entender e conhecer cada detalhe do seu produto e de sua empresa. Reúna informações como estas e passe para os criativos responsáveis:

  • Nome comercial da empresa;
  • Tamanho da empresa;
  • Quantidade de funcionários;
  • Nome do produto, loja, ou promoção a ser divulgada;
  • Objetivo e utilidade do projeto;
  • Materiais que serão utilizados;
  • Características que destacam o produto, serviço, loja, promoção etc. em relação aos outros do mesmo nicho,
  • Pontos fortes e negativos do produto (serviço, promoção etc).

2- Faça uma análise do mercado

Com todas essas informações em mãos, é hora de analisar o mercado em si. Explique, por exemplo, qual a participação do produto no que diz respeito a volume e dinheiro, qual a evolução do mercado e sua sazonalidade, e também qual o mercado-alvo a ser impactado.

3- Esclareça detalhes do seu público-alvo

Outro ponto bastante importante na criação de briefing de folder é entender o público-alvo da sua empresa e passar aos criativos.

Analise alguns detalhes dos consumidores como sexo, faixa etária, ocupação profissional e classe social; e também possíveis influências externas, como se comportam, suas crenças e valores.

4- Também analise seus concorrentes

Analisar os concorrentes também é essencial para dar uma orientação para o designer que irá desenvolver o projeto do folder de sua empresa.

Alguns pontos que devem ser levados em consideração são quais são os principais concorrentes da marca e os preços praticados, os pontos positivos e negativos deles e também suas campanhas mais significativas.

Coletar folders usados pela concorrência e mostrar o que gosta ou não gosta pode ajudar bastante.

5- Defina o objetivo do projeto

Faça um estudo sobre o real objetivo do projeto. No briefing de folder, é importante apontar o que quer comunicar, quais necessidades deseja satisfazer e qual a visão do trabalho.

Definir objetivos tais como divulgar uma promoção, anunciar a inauguração de um novo ponto de venda, trazer mais cliente para uma loja ou fazer um folder institucional, por exemplo, é essencial e precisa estar claro para os profissionais que se ocuparão de sua criação.

6- Exigências e proibições

Por exemplo: existe alguma cor que não deve ser usada? Algum tipo de foto preferida? A linguagem deve ser formal ou informal?

Deixe claras também proibições legais, como no caso de escritórios de advocacia e atividades ligadas à saúde, que tem algumas restrições na hora de fazer propaganda.

7- Referências

Você possui referências específicas? Todos alas devem ser considerados e esclarecidas no briefing de folder para os criativos.

Analise, por exemplo, cores, formatos ou tamanhos que prefere, ou se existem outras referências que já foram utilizadas anteriormente na empresa e você guardou e quer mostrar para eles como modelos ou sugestão.

Ainda precisa de ajuda? Fale conosco Fale conosco