Sobre opções de pagamento

Como os clientes fazem as compras?

Vamos dividir o processo de compra em várias etapas:

  1. O João  navega no seu catálogo, adiciona alguns itens à sacola de compras e vai para checkout (abre a sacola e clica no botão Checkout ).
  2. Ele envia um endereço de entrega (se os itens forem enviados) e escolhe um método de envio.
  3. O João  escolhe um método de pagamento e envia seu endereço de cobrança.
  4. Ele conclui o pedido.

O passo nº 4 pode ser dividido em mais etapas, e difere dependendo de qual forma de pagamento for escolhida. Iremos detalhá-lo mais tarde, mas, por enquanto, vamos nos concentrar em informações gerais sobre as formas de pagamento.

O que é um método de pagamento?

Então, você recebeu seu primeiro pedido. Você está observando os detalhes dele em seu painel de controle na página de Vendas. E aí é que entra a pergunta: "Para onde foi o dinheiro?". A primeira coisa que você precisa saber é que o sistema não armazena nem transfere dinheiro para você. Em vez disso, servimos como intermediários no processamento de pagamentos: o sistema mantém os dados dos pedidos dos clientes e oferece ferramentas para organizar os pagamentos e gerenciar os pedidos. As formas de pagamento são as maneiras com que seus clientes lhe enviarão dinheiro por seus produtos. Normalmente, todas as lojas online são compatíveis com dois tipos de formas de pagamento: online e offline.

  • Pagamento on-line significa que os recursos são transferidos para você (para a sua conta de pagamento) imediatamente quando o cliente confirma o pagamento. 
  • Pagamento offline implica que o dinheiro seja transferido posteriormente, pois o cliente deve organizar a transferência offline; por exemplo, ir a um banco próximo para transferir o dinheiro (que seria o método de pagamento por transferência bancária), telefonar para o cliente concordar com o pagamento (método de pagamento de "pedidos por telefone") ou enviar dinheiro por mensageiro, etc. 

PERGUNTAS FREQUENTES

Onde posso receber meu dinheiro quando um pedido chega? Como retirar meu dinheiro?

Sua conta não lida com o dinheiro de seus clientes: o sistema não coleta, retém ou processa seu dinheiro de forma alguma. Em vez disso, o sistema integra-se a vários gateways de pagamento que processam as transações de pagamento dos seus compradores para você. Então, o sistema funciona como transmissor das suas transações: coleta as informações dos clientes, salva tudo para que você possa ver os clientes e as vendas mais tarde e transmite para sistemas de pagamento especiais — gateways/processadores de pagamentos terceirizados especializados no processamento de cartões de crédito, que oferecem o nível de segurança necessário para armazenar e manipular dados confidenciais. O processo de retirada de dinheiro desse sistema depende da solução de pagamento escolhida. Então, você vai precisar entrar em contato com o gateway de pagamento (por exemplo, o PayPal) para que o dinheiro seja transferido para o seu banco, se isso não estiver configurado automaticamente.

O que você precisa fazer é configurar os métodos de pagamento que deseja que seus clientes usem na sua loja. Para obter mais detalhes sobre o processamento de pagamentos e a configuração de opções de pagamento em sua loja, consulte a explicação acima.

Posso renomear uma forma de pagamento?

Sim, você pode alterar o nome de todas as formas de pagamento em sua loja. Como fazer isso:

  • Na sua Store, acesse Configurações do Sistema → Pagamento.
  • Clique no nome da forma de pagamento que você quer alterar.
  • Digite o novo nome e clique em Aplicar.
  • Salve as alterações.

Preciso de uma opção de pagamento que não está na lista. Posso adicionar uma nova forma de pagamento?

Caso deseje adicionar um método de pagamento off-line que não esteja listado no seu painel de controle, você pode usar um dos métodos 'Off-line Básico' existentes - apenas o renomeie e, se necessário, e coloque as instruções para os clientes. Veja esta instrução: configurar uma opção de pagamento off-line em sua loja.

E se o gateway de pagamento que preciso não for suportado?

Aqui estão as opções:

  • Se o gateway aceitar a emulação Authorize.Net SIM, você pode configurá-lo na loja , aqui estão os detalhes: Usar Authorize Net como seu Provedor de Pagamento da Loja Se você não tiver certeza se o gateway pode emular o Authorize.Net, consulte a documentação do gateway ou pergunte diretamente à empresa do gateway sobre esse assunto.
  • Você pode optar por uma integração personalizada: para isso, é necessário criar um script personalizado no servidor que emule o Authorize.Net SIM e funcione como conexão entre a plataforma sistema e o gateway.
  • Você pode contratar um programador profissional para criar uma integração de gateway de pagamento personalizada para você.
  • Por fim, se nenhuma opção se encaixar, você pode considerar um dos gateways suportados.

Posso adicionar instruções ou notas às formas de pagamento?

Sim você pode. Você pode adicionar uma segunda linha para anotação e instruções completas a qualquer forma de pagamento.

Nota da segunda linha

Nota da segunda linha é um texto fixo que aparece logo abaixo da forma de pagamento (como segunda linha). Nessas notas, só é possível usar texto simples, não HTML. Para adicionar uma nota, clique no nome da forma de pagamento na página de pagamento.

Exemplo: a primeira linha é o nome do pagamento: cartão de crédito

A anotação da segunda linha: aceitamos todos os principais cartões de crédito.

Instruções

As instruções são exibidas após um cliente selecionar uma forma de pagamento necessária. Você pode usar tags de HTML em suas instruções de pagamento. Além disso, as instruções devem sempre ter títulos. Se uma instrução não tiver um título, ela não será exibida ao cliente.

Para adicionar uma instrução, clique no link Instruções para o cliente na página Pagamentos.

Instrução em notificações por e-mail

Se quiser enviar uma instrução em notificações por email, use a tag de e-mail %paymentInstructions%. Quando uma notificação de pedido é enviada, essa tag de e-mail é substituída pela instrução de pagamento correspondente. Assim, quando um cliente usar o método de transferência bancária, ele receberá uma instrução relacionada a esse método. Se usar qualquer outro método, ele receberá outra instrução na notificação.

Como a instrução de pagamento está no formato HTML, mas as notificações por e-mail estão em texto sem formatação, todas as tags HTML são removidas da instrução antes de serem inseridas no e-mail.

Desejo solicitar aos clientes um número de cartão de crédito no meu site e não os redirecionar para um site de gateway de pagamento. É possível?

Alguns comerciantes desejam ter um controle total sobre o processo de checkout e não desejam redirecionar um cliente para um gateway de pagamento para concluir a transação. A loja suporta as formas de pagamento PayPal Payflow Link e American Express Payment Gateway, que permitem aceitar pagamentos com cartão de crédito sem que eles saiam das páginas de pagamento.

Ainda precisa de ajuda? Fale conosco Fale conosco